Telemóvel 3-D


Technology Review: TR10: Mobile 3-D

O telemóvel Samsung B710 parece um telefone inteligente típico, mas algo inesperado acontece quando a tela é movida a partir de uma vertical para uma orientação horizontal: a imagem salta de 2-D e 3-D. A tecnologia que produz essa percepção de profundidade é a obra de Julien Flack, CTO da Dynamic Digital Depth, que passou mais de uma década aperfeiçoamento software que possa converter o conteúdo de 2-D e 3-D em tempo real. Pode ajudar a resolver o maior problema com 3-D: a necessidade de óculos especiais que proporcionam uma imagem separada para cada olho.

software Flack sintetiza cenas em 3-D de vídeo existentes 2-D por meio da estimativa da profundidade dos objetos usando várias pistas, uma banda do céu no topo de um quadro provavelmente pertence ao fundo agora, por exemplo. Em seguida, cria pares de imagens um pouco diferente que o cérebro do espectador se combina para produzir a sensação de profundidade.

A tecnologia pode ser usada com o tão apregoado televisões 3-D anunciou em janeiro (que necessitam de óculos), mas seu maior impacto será como uma forma de criar conteúdo para dispositivos móveis com autostereoscopic exibe 3-D, que trabalham dirigindo luz para fornecer diferentes versões de uma imagem diretamente a cada um dos olhos do espectador. O efeito funciona melhor em uma estreita faixa de ângulos de visão, por isso é pouco adaptada às telas de cinema ou televisão. Mas os telefones são geralmente usados por uma pessoa em um momento e são facilmente realizadas no ângulo ideal. É por isso que os dispositivos móveis multimédia são susceptíveis de ganhar a corrida para trazer 3-D no mainstream.

Powered by software Flack's, Dynamic Digital Depth tornou-se um líder no início móvel 3-D. O software foi construído para o B710, que a Samsung lançou na Coréia do Sul em 2007, Samsung e licenciou o conteúdo 3-D gerada pelo Dynamic Digital Depth para seu mais recente telemóvel 3-D, o W960, lançado em março. A empresa de pesquisa DisplaySearch recentemente previu que até 2018 haverá 71 milhões desses dispositivos no mundo inteiro.

A área mais excitante para a direita agora é Flack jogos. Centenas de jogos realmente simular espaços 3-D internamente para lidar com a mecânica, como a trajetória de um míssil, e depois converter esses espaços 3-D em 2-D para mostrar para o leitor. Com sua tecnologia, diz ele, a geometria 3-D ", disponível dentro do próprio jogo" pode ser acessível à visualização. DDD já lançou um software que converte jogos em 3-D nos PCs e espera ter um software similar rodando em dispositivos móveis no próximo ano ou dois.

É aplicações como jogos para celular e vídeo que irá conduzir a adopção generalizada das telas 3-D. E que, por sua vez, pode lançar as bases para uma nova geração de interfaces e aplicações surpreendentes, assim como grandes telas de 2-D em dispositivos móveis gerou desenvolvimentos tais como interfaces touch-based e realidade aumentada.

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